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Divulgado Áudio dos Momentos Finais do Submarino Titan Antes de Implodir no Fundo do Oceano

Atualizado: 20 de fev.

Divulgado Áudio dos Momentos Finais do Submarino Titan

Recentemente, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) divulgou um áudio impressionante que capta os momentos finais do submarino Titan, da empresa OceanGate, antes de sua implosão no fundo do oceano Atlântico, em junho de 2023.

Submarino Titan

A gravação, que tem cerca de 24 segundos, é uma “assinatura acústica” do submarino. Inicialmente, o áudio é preenchido por um ruído branco estático, e, no final, um estrondo alto pode ser ouvido, indicando a violenta implosão do Titan.

Ouça abaixo o áudio publicado pela USCG MaritimeCommons em seu perfil do X.

https://x.com/maritimecommons/status/1888029123357860012?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1888029123357860012%7Ctwgr%5E710f367f56328f7f6f35c746de5246931aa5dcf3%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fdiariodonordeste.verdesmares.com.br%2Fultima-hora%2Fmundo%2Fnovo-audio-divulgado-pela-guarda-costeira-dos-eua-revela-momentos-antes-do-submarino-titan-implodir-ouca-1.3618093

Detalhes da Tragédia e as Questões de Segurança no Titan

O incidente resultou na trágica morte de todos os cinco tripulantes a bordo, incluindo o bilionário e explorador britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman, o oceanógrafo francês Paul-Henry Nargeolet, e o fundador da OceanGate, Stockton Rush.

A Expedição ao Titanic e a Composição da Tripulação

Em 18 de junho de 2023, o submarino Titan, operado pela empresa americana OceanGate, sofreu uma implosão durante uma expedição para observar os destroços do Titanic no Oceano Atlântico Norte, próximo à costa de Newfoundland, no Canadá.

A bordo do Titan estavam Stockton Rush, CEO da OceanGate; Paul-Henri Nargeolet, explorador francês de grandes profundidades e especialista em Titanic; Hamish Harding, empresário britânico; Shahzada Dawood, empresário paquistanês-britânico; e o filho de Dawood, Suleman.

A Perda de Comunicação e o Desaparecimento do Titan

A comunicação entre o Titan e o navio de apoio, MV Polar Prince, foi perdida 1 hora e 33 minutos após o início da descida. As autoridades foram alertadas quando o submarino não emergiu no horário programado.

Após quatro dias de buscas, um veículo submarino operado remotamente (ROV) encontrou um campo de destroços contendo partes do Titan, aproximadamente 500 metros à frente da proa do Titanic. Já a cauda do submarino foi encontrada a cerca de 3.800 metros de profundidade no oceano.

Imagem dos destroços do submarino Titan

A Detecção da Implosão e a Morte Instantânea dos Ocupantes

A área de busca foi definida após a detecção de uma assinatura acústica pela Marinha dos Estados Unidos (USN), que indicava uma implosão no momento em que a comunicação com o submarino foi interrompida, sugerindo que o casco de pressão do Titan havia implodido durante a descida, resultando na morte instantânea dos cinco ocupantes.

A Operação de Busca e Resgate Internacional

A operação de busca e resgate foi realizada por uma equipe internacional coordenada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG), pela Marinha dos EUA (USN) e pela Guarda Costeira Canadense, com o apoio de aeronaves da Real Força Aérea Canadense e da Guarda Nacional Aérea dos EUA, além de um navio da Marinha Real Canadense, vários barcos comerciais e de pesquisa, e ROVs.

Preocupações de Segurança e Falta de Certificação

Diversos especialistas da indústria haviam expressado preocupações sobre a segurança do Titan. Os executivos da OceanGate, incluindo Stockton Rush, haviam optado por não buscar a certificação do submarino, argumentando que regulamentos excessivos e protocolos de segurança poderiam prejudicar a inovação no setor.

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